quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como saber o sexo da sua calopsita?

Como saber se é fêmea ou macho?

A maioria das mutações (colorações) apresenta dimorfismo sexual, isto é, consegue-se identificar o sexo visualmente, porém, apenas após a primeira muda de penas, quando então o macho sofre alterações na cor das penas, enquanto a fêmea não.
A cor cinza (silvestre) é o que melhor apresenta disformismo sexual, isto é, consegue-se identificar o sexo pelo fenótipo (visual) da ave, através da cor de suas penas.  A partir dos 5 meses de vida, o macho passa a ter aos poucos a cor cinza das penas do rosto substituidas pelo amarelo, e as penas do rabo perdem o rajado, sendo substituidas pela cor cinza, completando esse processo ao cabo de 1 ano de idade aproximadamente). As penas nas fêmeas não sofrem alteração.  Isso ocorre nas mutações cara branca, pérola, canela.  As únicas mutações que não ocorre alteração na cor das penas são o Cara Branca-Lutino e os Arlequins.
Além disso, algumas peculariedades de comportamento podem indicar o sexo. Geralmente são os machos que assobiam, cantam e podem até imitar palavras, e essas características podem ser percebidas a partir dos 4, 5 meses de vida.   As fêmeas podem até emitir algum assobio, canto, mas os machos são mais vocalizados.   
Para sabermos com segurança o sexo da ave podemos recorrer ao exame de "Sexagem pelo DNA" que gera resultados de alta confiabilidade em aves de qualquer idade, através da Bilogia Molecular.  
Muito procurado por criadores que precisam determinar o sexo, seja para formar um casal e gerar filhotes, ou apenas para tirar dúvida, é um exame que vem sendo realizado cada vez mais pela facilidade em colher o material e pelo preço do exame.  
O exame pode ser feito através da extração de 4 a 6 penas do peito da ave, ou do sangue através do corte de unha.  O resultado sai rápido e ainda vem acompanhado de certificado da sexagem. Laboratórios costumam cobrar em torno de R$ 13,00 para a realização do exame. Você mesmo pode coletar o material e enviar ao laboratório especializado ou seu veterinário pode fazer isso por você no ato da consulta. 
As penas que caem naturalmente não servem para o exame de sexagem porque contém pouco material genético.  A pena solta-se sozinha porque o folículo que a gerou sofre uma morte programada das células que a seguram, daí a base da pena solta está cercada de células mortas, que não tem muito material de DNA.  Quando arrancamos a pena, a base vem cercada de células vivas, com bastante DNA. 


Imagem Postada

Como saber o sexo dos Lutinos e Lutinos-pérola.

Os Lutinos tem essa cor predominante branca perolada, com a cabeça amarela, meio carequinha na cabeça(por falha de genética) e suas bochechas são mais cor laranja vibrante.
Quanto ao sexo Lutinos tem 75% de chances de ser fêmea...Se tiver sorte pode ser macho..certeza só com o dna..

Você  solicita o dna pelo laboratório tira 5 penas do peito da ave e manda por correio para o laboratório o resultado te mandam por email..
Fácil e pratico...se for comprar outra da mesma espécie eu sugiro a comprar manso também. e evite comprar outro Lutino não se deve cruzar ino & ino..

Galera, quero anunciar o novo integrante da minha familia... Um Lutino. O nome dele é Thor. Ele chegou hoje em casa, saudável porém, ainda está acostumando com o ambiente. Assim que estiver acostumado postarei as fotos e tudo sobre ele!
Então.. até a proxima!
bjks

7 comentários:

  1. Discordo com essas características citadas pois tenho um casal que o oposto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso que a precisão da sexagem teste de DNA tanto por sangue ou por pelugem é mais eficaz do que vista aos nossos olhos. Muitos vendedores enganam os clientes por tamanhos,cores e o sexo. A partir do 5 meses poderá fazer os exames de DNA. Aproveita e faz também os exames de saúde.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tem um mês que estou tomando conhecimento sobre calopsitas e ainda vai fazer um mês dia 05 de dezembro 2013, que comprei a primeira calopsita e descobri que tenho "olho clinico" pra saber o sexo das aves, fui comprar uma calopsita lutino perola em um criatório aqui em Bh e ao apontar ao criador qual ave eu achava que era macho ou fêmea, ele resolveu testar minha capacidade pra distinguir e me levou nos casais formados... e se ele nao mentiu eu acertei todos, e posteriormente fui a outro criatório e novamente acertei todos os casais, eu acho que muita pessoas olham detalhes eu vejo a postura da ave e a afeição(formação da cabeça, nao cores).

    ResponderExcluir
  4. só pra fazer um teste, aqui mesmo no blog, na foto de fundo onde tem dois lutinos, o da esquerda é macho e o da direita é fêmea, porque? por que o macho esta assim / e a fêmea --, ele esta com a cabeça com jeito de vigilante ou desafiador . acertei? pra quem vai comprar e quer um determinado sexo sem ter o exame de sexagem, o melhor e observar isso. no puleiro, o macho quase sempre vai ficar na postura verticalizada e a fêmea na postura horizontalizada no poleiro ,é claro tem que ver se a ave nao esta um pouco doente etc, mas digo em um estado normal, outra observação , nos machos o peito tende a ser mais esbelto( modo de dizer) e a fêmea mais arredondado ,digo visualmente as penas do macho deixo o peito mais compacto e da fêmea volumoso.

    ResponderExcluir
  5. Qual o nome do laboratorio q posso fazer o dna?

    ResponderExcluir
  6. como faço para indentificar macho lutino da femea

    ResponderExcluir